domingo, 7 de novembro de 2010

Tudo tem sua primeira vez

No dia 06/11/2010 fiz minha estreia oficial no mundo das corridas. Percorri os 5 km da 3ª Corrida do TJMG em 28:08 minutos de acordo com minha cronometragem. Um resultado com sabor de recorde mundial para quem começou a treinar a exatos 69 dias.

Decidi começar a correr após um bom período de sedentarismo, iniciado pouco antes do nascimento da minha filha Julia, em 25/03/2008 (dia do centenário do Glorioso Clube Atlético Mineiro). Além da reviravolta provocada na vida de qualquer pessoal pela chegada de um filho, inicei uma nova etapa na minha vida profissional que me absorveu completamente pelos dois anos seguintes.

Nunca fui um atleta, mas sempre gostei e pratiquei esportes. Natação (gosto herdado do pai), futebol (apesar da falta de habilidade), ciclismo (spinning foi a única modalidade que me manteve por algum tempo em academia), trail (motociclimo é uma paixão, principalmente off-road), etc. Portanto, além do peso dos 7kg acumulados, ressentia a falta de atividades físicas.

Achei, então, que fazer jogging urbano seria uma prática interessante, já que havia gostado da experiência de correr em esteira de academia. Como bom geek, sou fissurado em gadgets eletrônicos e logo descobri a existência de aplicativos que podiam ser executados no meu iPhone e que funcionam como verdadeiros personal trainers virtuais, gerenciando e executando programas de treinamentos.

Depois de alguns treinos experimentando vários deles (pretendo fazer um post dedicado ao assunto), optei pelo plano de treinamento do miCoach, app da Adidas. Escolhi o plano 5k voltado para iniciantes que, através de 33 exercícios, distribuídos em 9 semanas (defini a frequência de 4 treinos por semana) me permitiria, ao final do programa, correr uma distância de 5 km em ritmo forte.

Naquele momento (21/10/2010), por indicação do #twittersrun ‎(outro tema que merece um tópico à parte) @CorreGuto, visava a prova Circuito das Águas 2010, uma volta de 6,8 km na orla da lagoa principal da cidade de Lagoa Santa, MG, a ser realizada no dia 19 de dezembro.

No intervalo desse tempo, outro #twittersrun, o @bacelardiniz postou no micro blog o convite para a corrida do TJMG. Apesar de ainda estar no começo do meu plano de treinamento, resolvi aproveitar a oportunidade e antecipar minha primeira corrida. Fiz a inscrição e executei com vontade os treinos da semana que antecedeu a prova (inclusive estendi um deles até alcançar os 5 km e ter certeza que daria conta de completar o percurso).

Na véspera da corrida, o dia amanheceu chuvoso. Fui conferir a previsão para o dia seguinte e não deu outra: o prognóstico também era de bastante chuva. Nunca havia corrido nessa condição climática e fiquei apreensivo. Outro motivo de apreensão do nerd aqui era como eu faria para registrar meu desempenho com o iPhone debaixo de chuva. Apelei para o filme de pvc, epacotei o celular e achei que ele estaria suficientemente protegido dentro do armband. Na verdade nem tanto!

No dia e horário da prova, 16:00h, o céu desabou sobre BH. Não teve jeito. Tive abrir mão do meu personal trainer virtual (havia criado uma programação para me orientar durante a corrida, determinando zona de velocidade, acompanhamento de distância, playlist musical, etc.) e parti para meu primeiro percurso "às cegas", contando apenas com o cronômetro do relógio de pulso.

Felizmente tive a companhia e incentivo dos amigos (até então virtuais, mas que naquele momento se tornaram reais) @ascaldaferri e @Benitoricoy, além do próprio @bacelardiniz, que me deram a confiança necessária para encarar o desafio.

Dada a partida, comecei com um ritmo cauteloso. Eram muitos participantes, muita chuva, muitas poças e viriam algumas subidas pela frente. À medida que pelotão foi se espaçando, minha confiança foi aumentando. Apertei o pace na segunda subida do percurso e me vi, surpreendentemente, ultrapassando vários corredores que haviam disparado à minha frente na largada.

Um dos membros da organização avisava que faltava apenas 1,5 km para a chegada. Olhei para o cronômetro e meu tempo era de 20 minutos! Naquele instante me dei conta da possibilidade de completar o percurso abaixo dos 30 minutos. Empolguei de vez e acelerei na última subida do trajeto. Daí em diante passei a correr com um olho na chegada e outro no relógio. Dobrei a última esquina e disparei num sprint até cruzar a linha final e travar o cronômetro. Olhei para ele e lá estava o número mágico de 28'08"61.

Pronto! Estava definitivamente infectado pelo vírus da corrida!!!

UPDATE EM 09/11/2010: Foram disponibilizados os resultados oficiais pela organização da prova. Pela conometragem corrigida meu tempo foi 28'16".

4 comentários:

  1. Parabéns pela estréia Giordano!

    Bons treinos e muitas corridas pra ti!

    Sds,
    Luiz Felipe
    @lfmotta

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo ao mundo dos pais-corredores-twitteiros-blogueiros

    Muito legal seu blog. Mantenha-o atualizado.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. Fala meu velho!!!
    Caramba! Vc ta virando um atleta mesmo hein! Acho que na proxima eu animo de correr contigo. Abs e boa iniciativa.
    Galo sempre!!!

    @Oreia_Gba

    ResponderExcluir
  4. Este é o mais novo grande corredor do nosso grupo. Parabéns Giordano e que muitas provas e treinos te sigam pela vida à fora

    abraço,

    Alexandre Scaldaferri

    ResponderExcluir