Desde o final do mês de junho muita coisa mudou nos meus treinamentos. Apesar do bom impulso inicial fornecido programa de preparação miCoach, antes mesmo de alcançar o objetivo de correr a 1ª meia maratona, senti a necessidade de um planejamento individualizado.
E foi justamente por ocasião da minha estréia nos 21k (meia maratona realizada no Rio de Janeiro, mas não na prova paralela à maratona da cidade e sim na 1ª etapa da série Golde Four Asics) que tive a oportunidade de começar uma parceria de sucesso e satisfação pessoais com o técnico Wanderlei de Oliveira (Run For Life - SP).
![]() |
Eu e Wanderlei de Oliveira na Expo Conference da Golden Four Asics BH |
Para aqueles não tão familiarizados com o mundo do atletismo, reproduzo o release divulgado no blog da Asics Brasil:
Considerado o “Guru das Pistas”, Wanderlei de Oliveira é um dos maiores entusiastas e motivadores da prática do atletismo.
Iniciou mais de 20 mil corredores e como atleta já percorreu mais de 90 mil quilômetros (desde 1966, quando começou a praticar o atletismo) em competições no Brasil e no exterior.
Nasceu na cidade de São Paulo no dia 30 outubro de 1959.Em 1982, ajudou a criar a CORPORE Brasil, o maior clube de corredores de rua da América Latina.Pioneiro em levar atletas para as maratonas de Nova York, Paris, Roterdã, Berlim e Comrades na África do Sul.
22 maratonas internacionais: 10 vezes Nova York, 7 vezes Paris, 4 vezes Roterdã, 1 vez ChicagoTécnico da equipe brasileira nos Campeonatos Mundiais de 100 quilômetros no Japão (94), Moscou (96), Holanda (97) e França em 1999.
Idealizador do primeiro clube empresa do Brasil – o Pão de Açúcar Club (1992).
VAMOS CORRER na ESPN Brasil (único programa de corrida da TV Brasileira).
Há dois anos no programa, é o responsável pelo ESPN ao Ar Livre CORPORE.
www.espn.com.br/wanderleideoliveira
O release da Asics foi divulgado em celebração aos 90.000 km (isso mesmo, noventa mil quilômetros!) corridos pelo atleta e técnico desde 1966, o que segundo ele próprio "corresponde a duas voltas ao ao redor da Terra (79.680 km) mais 10.320 quilômetros. Há 21 anos e onze meses sem perder um dia de treino".
Além da experiência acumulada em tantos anos (e kms!) de vivência no esporte, o técnico é responsável pelo admirável PROJETO CORRIDA PELA VIDA, que valoriza, apoia, incentiva a inclusão social desde 1980. Dentre as várias pessoas são beneficiadas pelo projeto, os principais destaques são: Ana Luiza dos Anjos Garcez, a "Animal", 48 anos, ex-menina de rua e José Cássio de Oliveira dos Santos, o "Nino", 35 anos, ex-morador da Favela do Real Parque. O exemplo de superação e história de vida deles através do atletismo, já foi mostrada em todas as revistas do Brasil, com destaque e várias emissoras de televisão, inclusive no exterior.
![]() |
Alessandra (minha esposa), eu, Nino, Animal, Fernanda Paradizo (jornalista e corredora) e Wandelei de Oliveira na Expo da 21k de Buenos Aires. |
Foi com o imprescindível planejamento elaborado pelo técnico Wanderlei, e em sua companhia, que corri as três etapas seguintes da série Golden Four Asics, além da minha primeira prova internacional, os 21k de Buenos Aires, baixando meu tempo para a distância de 1h52'35" (G4 do Rio em 26/06/2011) para 1h38'11" (G4 de Brasília em 06/11/2011), além de obter novos recordes pessoais em todas as distâncias inferiores (22'44" nos 5k em 21/09/11; 45'31" nos 10k em 22/10/11 e 1h14'13" nas 10 milhas dentro da própria G4 de BSB).
O relato mais detalhado desta "saga" contei em um post no blog da amiga twittersrun Vitória Runners (leia aqui).
ráááááá. Apareci no post de forma subliminar ali no cantinho da foto!!! by @rodsmar!!! :)
ResponderExcluir