segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Be Faster with miCoach!


Como disse no post de estreia do blog, sou uma pessoa fissurada em tecnologia. Assim, não poderia deixar de lado os gadgets na hora de treinar.

Além do relógio com monitor cardíaco (atualmente um Oregon HR102 basicão, que logo será substituído por um Timex Ironman T5K212 com mais recursos), indispensável na prática de qualquer esporte, possuo um verdadeiro personal trainer virtual: o iPhone 4.

Um dos (muitos) recursos do smartphone da Apple muito bem explorado pelos desenvolvedores de programas é o seu GPS integrado. Através dele é possível mapear as corridas, sendo disponibilizadas, em tempo real, várias informações ao atleta, tais como, trajeto percorrido, distância, tempo, velocidade, elevação, rítmo ou pace, calorias queimadas, etc.

A iTunes Store disponibiliza vários aplicativos (ou apps), alguns gratuitos, voltados para a prática da corrida. Pretendo comentar sobre diversos deles, começando pelo miCoach.



O grande diferencial do miCoach é ser focado no treinamento. O
aplicativo não só rastreia as corridas e analisa o desempenho, mas também conduz diversos treinamentos definidos em conjunto com o site Adidas miCoach de acordo com os objetivos (entrar em forma, jogar futebol, tênis, basquete ou treinar para uma corrida de 5k, 10k, meia maratona ou maratona completa). A partir de um exercício de avaliação, são definidas zonas de esforços (por ritmo ou frequência cardíaca, mais indicado no uso dos equipamentos miCoach Pacer ou Zone) a serem atingidas e mantidas por determinado tempo durante os diversos tipos de treinos. Assim, ao iniciar o exercício o miCoach "dita" (em português, inglês ou outro idioma definido) a zona a ser atingida e segue indicado caso seja necessário acelerar ou desacelerar o ritmo. É realmente como se houvesse um personal trainer correndo ao seu lado.

A cada distância ou tempo determinado nas configurações do app, é informado tempo, distância, calorias, ritmo e ritmo alvo, podendo ainda essas informações serem consultadas na tela do iPhone ou por aviso sonoro com um toque duplo na tela do aparelho.

Ao final do exercício, podem ser visualizada no aparelho a consolidação das informações, inclusive através de um gráfico onde é mostrada a comparação do ritmo executado com o ritmo alvo do treino, além da elevação do terreno e divisões dos tempos em cada quilometro (split time), sendo atribuída uma pontuação, em percentagem, de acordo com a manutenção das zonas indicadas. No site, a opções de rastreamento dos treino são ainda maiores. Normalmente passo muitos minutos após cada exercício explorando os dados coletados.

Por essas características, adotei o miCoach com app indispensável de treinamento. Mas como nem tudo são flores, o aplicativo fica devendo uma versão multitarefa, pelo que ele ainda não roda em background impossibilitando a alternância com outros apps sem que o treino seja pausado. O que é particularmente um problema para mim, já que uso outros aplicativos simultaneamente durante as corridas, tais como o Nike+ GPS e o RunKeeper. Mas estes serão objetos de outros posts.

O miCoach está disponível gratuitamente na iTunes Store.

UPDATE: Foi disponibilizada na iTunes Store nova versão do miCoah que permite seu funcionamento em background (multitarefa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário