sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VFFXL

Passada a etapa de Brasília da Golden Four Asics, que marcou o fim do ciclo competitivo de 2011, finalmente resolvi testar pra valer meu legítimo par de FiveFingers Xing-Ling (VFFXL) comprado há algum tempo no dealextreme.com pela bagatela de U$32,00 (o modelo italiano original, KSO Trek, custa na grigolândia U$125,00 e não é vendido diretamente no Brasil...).

 


Até então havia feito apenas caminhadas com o calçado. Mas no último final de semana/feriado pude fazer três treinos com eles: dois de rodagem (5k na terra e 10k na grama) e um fartlek (4k na terra, mais 6k de aquecimento e desaquecimento).

Minha maior preocupação era com as panturrilhas. Surpreendentemente elas aguentaram o tranco perfeitamente (acho que já estavam devidamente “amaciadas” com o volume razoável de treinos qualitativos dos últimos tempos). Nada também de dores nas articulações ou quaisquer outros lugares.

Poderia dizer que, se não fossem as bolhas nos dedos mindinhos devido a mudança da pisada, minha adaptação foi instantânea!

Também me surpreendeu o quão prazeroso é correr sentindo o contato quase direto com o solo, sem a interferência e o peso dos tênis (mesmo aqueles de competição se tornam pesados com relação ao fivefingers).

Impressionante também é a eficiência na mecânica de corrida trazida pela mudança na pisada que passa a ser feita com a parte média/anterior do pé, não havendo a etapa de frenagem causada pelo calcanhar no uso de tênis convencionais. Em parte pode até ser devido à empolgação, mas de fato meu desempenho melhorou nos treinos feitos com o VFFXL. 


Acho que entrei num caminho sem volta… :D

   

Um comentário:

  1. Já era companheiro! Agora toda vez que você olhar para uma estrada de terra os pés já vão começar a coçar para um treininho he he he

    ResponderExcluir